Adaptação às mudanças climáticas

Vulnerabilidade regional

No intuito de aprofundar o conhecimento sobre impactos atuais e previstos, o Governo do Estado de Minas Gerais conduziu um importante estudo de vulnerabilidade regional às mudanças climáticas com vistas à contribuir para o desafio de preparar o estado para o enfrentamento dos riscos das mudanças do clima em seu território.

O estudo apresenta uma avaliação da vulnerabilidade do território mineiro a partir de uma análise integrada dos impactos e potenciais impactos climáticos nos sistemas naturais e socioeconômicos. A abordagem adotada permitiu alinhar conhecimentos existentes e aplicar indicadores quali-quantitativos identificando os setores e regiões prioritárias para a implementação de medidas de adaptação. Ao avaliar em que medida o estado de Minas Gerais já é e ainda pode ser mais afetado pelas mudanças do clima, o trabalho fornece uma base técnica para a proposição de uma estratégia de adaptação às mudanças climáticas em Minas Gerais.

Você pode baixar o relatório completo aqui no site.

Estratégia de Adaptação Regional

A natureza multidimensional da vulnerabilidade territorial às mudanças climáticas requer estratégias de adaptação que incluam a elaboração de políticas e planejamento de longo prazo que se traduzam em resultados ou ações no curto prazo. Nesse sentido, a Estratégia de Adaptação Regional para Minas Gerais adota uma abordagem de redução de vulnerabilidade e facilitadora de adaptação incluindo:

a) a descentralização da autoridade de tomada de decisões para níveis mais desagregados (regional e local);

b) o incremento de mecanismos de proteção contra a degradação ambiental;

c) a transferência ou diversificação dos riscos ao longo do tempo, espaço e nas instituições.

Você pode fazer o download da Estratégia de Adaptação Regional para Minas Gerais aqui no site.