Já está disponível o Calendário das Capacitações Regionais de Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas de 2017

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil (CEDEC) e em parceira com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), divulgou nesta quinta-feira (16/02) o calendário anual para as oficinas de capacitação regional em proteção, defesa civil e mudanças climáticas nos Territórios de Desenvolvimento. As oficinas têm como objetivo capacitar os atores municipais e regionais para elaboração e implementação de ações locais, a fim de promover a redução da vulnerabilidade às mudanças climáticas e aumento da resiliência territorial em Minas Gerais.

Em três dias de curso, as oficinas contemplam temas críticos relacionados à proteção e defesa civil bem como conhecimentos teóricos e aplicados para enfrentamento dos impactos climáticos. Com relação à mudança do clima, são abordados os seguintes eixos:

1) Introdução à ciência das mudanças climáticas;

2) Impactos da mudança do clima;

3) Mitigação e adaptação à mudança do clima em escala local.As oficinas integram a ação “Fortalecimento da Capacidade de Adaptação Local às Mudanças Climáticas em Minas Gerais”, prevista no Programa Minas Mais Resiliente (PPAG 2016-2019). O Programa objetiva disponibilizar informações-chave para a tomada de decisão no âmbito das políticas públicas municipais e estaduais para adaptação às mudanças climáticas, com foco na diminuição dos potenciais impactos e aumento da capacidade de adaptação local.